Observação de Baleias e Golfinhos

Whale9
Shearwaters
Dolphin

Durante esta atividade terá a oportunidade de observar baleias e golfinhos (cetáceos) no seu habitat natural. A época desta atividade, na ilha do Faial, decorre entre os meses de Abril a Outubro. Poderá participar nesta viagem independentemente da sua idade e do seu estado físico, todos são bem-vindos! Se tem alguma insuficiência que requer assistência especial, é necessário aviso prévio.

Nós trabalhamos com tradicionais vigias (da era da caça á baleia), estando estes nas ilhas do Faial e do Pico. Todos os dias eles procuram as baleias, para lhe assegurar uma viagem onde haja sucesso de observação de cetáceos. O que não conseguimos-lhe assegurar são as condições climáticas, que por vezes tornam impossível a realização da viagem. Assim, aconselhamos a reservar com alguma antecedência para podermos escolher o melhor dia.

Sabia que algumas das espécies mais incríveis do mundo podem ser observadas nos Açores?

Temos espécies residentes que podem ser observadas o ano inteiro como os Cachalotes (Physeter macrocephalus), Golfinhos Comuns (Delphinus delphis), Golfinhos Risso (Grampus griseus), Roazes (Tursiops truncatus) e Golfinhos Riscados (Stenella coeruleoalba), tal como algumas espécies migratórias que podemos observar durante a Primavera: Baleias Azuis (Balaenoptera musculus), Baleias Comuns (Balaenoptera physalus), Baleias Sardinheiras (Balaenoptera borealis), Baleias de Bossas (Megaptera novaeangliae), e durante o Verão alguns grupos de Golfinhos Pintados (Stenella frontalis) chegam com as águas quentes.

Também existem avistamentos inesperados como as Falsas Orcas (Pseudorca crassidens), Baleias Piloto (Globicephala) e Baleias de Bico (Hyperoodontidae). Por fim, e para tornar a viagem melhor, podem ainda ser observadas tartarugas e algumas aves marinhas.

Realizamos dois tipos de viagem:

Viagem de Meio-Dia
Viagem de Dia-Inteiro